Para que servem os Sistemas de Informação

A principal premissa dos sistemas de informação é gerar informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, coordenando e controlando uma organização, além de oferecer suporte aos gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Os sistemas de informação são uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Além disso, compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados seguindo uma sequência lógica para o processamento dos dados e a correspondente tradução em informações.

Sistemas_De_Informacao

Todos estes componentes inter-relacionados possuem como objetivo lidar de forma mais eficaz com os problemas internos e externos ao ambiente a qual estão inseridas, as organizações buscam desenvolver sistemas de informações como suporte a resolução destes problemas. Ou seja, a razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas, então, é para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente.

Os sistemas de informação contêm informações significativas para as organizações ou o ambiente que a cerca e são mecanismos de apoio à gestão, tendo em sua base a tecnologia da informação, sendo que este suporte da informática atua como condutor das informações que visam facilitar, agilizar e otimizar o processo decisório. Eles são parte integrante das organizações, em alguns casos sem sistemas de informação não haveria negócios.

Referências

GIL, Antônio de Loureiro. Sistema de Informações Contábil/Financeiros. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação. 4. ed. LTC: Rio de Janeiro,1999.

PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.